Sunday, December 13, 2009

LA CODA DELLO SCORPIONE



Figura de destaque no cinema de gênero italiano, Sergio Martino sempre teve o mérito de oferecer, além de uma genuína maestria consolidada como diretor, também um gosto pela experimentação visual e dinâmica narrativa. Não por acaso, nos anos setenta passou a assinar, um após o outro, uma série de obras de culto como All the Colors of Dark, Torso, The Strange Vice of Mrs. Wardh, que vão desde o sci-fi trash (The Island of Mutations), passando pelo cinema de aventura (A Montanha do Deus Canibal) e spag westerns (Mannaja), com uma característica comum na maioria de sua filmografia: todos os seus títulos são considerados clássicos. Há, portanto, um liame de causalidade nos filmes de Martino, mas precisa de uma identidade que o torna único e inimitável na paisagem do cinema italiano. Não é coincidência que "Scorpion's Tail" tem um plus embora não seja considerado como um dos seus melhores hits.


A dinâmica giallo, o desenvolvimento da trama, atores excelentes e um visual pop lisérgio que aparece mais frequentemente em cenas não convencionais fazem deste filme um belo exemplo de puro divertissement, para o bem do público, e um suspense estilizado que aumentou significativamente seu poder de atraçao além das fronteiras nacionais, tornando-se um título emblemático para muitos diretores estrangeiros (Tarantino, Scorcese). Rodado após a Strange Vice of Mrs. Wardha, teve originalmente como protagonista a belíssima Edwige Fenech, mas o atrito advindo da maternidade tornou impossível a sua entrada no elenco, sendo substituída pela recém iniciada estreante Martin Anita Strindberg, que já havia sido notada no filme Lizard in Woman Skin, de Lucio Fulci. O rosto nórdico e o corpo deslumbrante da bombshel sueca, juntamente com os protagonistas de uma história de assassinatos ligados ao seguro de vida, tendo George Hilton no papel de um agente de seguros e Luigi Pistilli no estranho papel de um Inspetor de Polícia, pode ser considerado um noir moderno.


Belas paisagens em locaçoes na Grécia, fotos ousadas, subjetividade, alguns nus e alguma violência torna este filme diversao garantida, respeitando sua dignidade de estilo.

Labels: , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home