Saturday, December 13, 2008

PSYCHOCANDY



No ano de 1985, uma nova variedade de doce foi lançada sob o nome de Psychocandy. Suas referências sonoras eram antagônicas na época – de um lado o ruído ensurdecedor, a microfonia e o barulho em sua forma mais brutal; do outro, a melodia, sessentista, nostálgica, docemente sussurrada. E o imaginário que suas letras pintavam era insólito: uma relação estranha e inédita entre rock e religião submetida a um ar ao mesmo tempo blasé e violento, uma mistura estranha entre poeta e caubói.
Hoje, vários discos depois do gênesis de sua bíblia, é fácil entender o Jesus. São escoceses que enxergam o rock como uma nova versão do cristianismo, Velvet Underground e Beach Boys pagando tributo ao mesmo Cristo – Elvis Presley. Sacerdotes de sua própria religião, o Jesus usa a guitarra como missa e todo o barulho que ela pode fazer como uma forma de resgatar os princípios básicos da comunhão com o senhor – a rebeldia, o inconformismo, o anti-status quo. A microfonia é só o latim – a língua em que a religião soa melhor. A Santíssima Trindade é formada por três acordes que, dispostos da maneira correta, como uma oração, permitem a entrada de qualquer canção – qualquer uma, não importa. "A religião é só uma forma de você refletir o que você representa", explica Jim Reid em entrevista por telefone ao 1999, "criando santos e demônios para representar o bem e o mal, que você pode escolher. Escolhi falar do rock porque ele é muito mais próximo de mim que santos e demônios". E por rocker eles entendem uma figura meio poeta, meio caubói, sensível e durão que, como eles, podem improvisar um rock básico apenas arrancando frases a esmo de um livro de William Burroughs. Uma pessoa que era produto de "uma revolução de amor que se tornaria uma religião de amor", como escreveu Jack Kerouac, o "novo herói americano, representado pela tríade James Dean/ Marlon Brando/ Elvis Presley – a imagem da própria piedade". Por isso, o ar arrogante – pena disfarçada de orgulho.
Não no formato barrinha, mas no formato bolachinha (de vinil). Logo virou febre entre os mais atormentados adolescentes ingleses. A banda era o Jesus & Mary Chain, sensação recente no Reino Unido por já ter lançado quatro outras delícias no formato single: Upside Down, Never Understand, You Trip Me Up e Just Like Honey. Psychocandy era um doce de difícil digestão. Trazia uma base baixo-bateria estável e no volume 2 e uma camada de guitarras e microfonias completamente noise no volume 10. Era o que muitos chamaram de absurdo! A banda dos irmãos Reid (Jim, vocal, e William, guitarra) com Douglas Hart no baixo e Bobby Gillespie (que depois criou o Primal Scream) na bateria foi recebida de braços abertos pela crítica inglesa. Só faltava o público mundial. A Inglaterra, fiel, ouvia Jesus, mas o mundo ainda não os conhecia.

3 Comments:

Blogger pierperrone said...

On your site there are many good photos. You choosed for youe blog a nice looking profile.
betty was death. She was an icon af the beauty; today tou can find much bare flesh in the streets around but there is no more beauty or class...
see you later...

Also my english is bad, but the important thing is that you can undestand the meaning. I do help from the translator of google. We are all languages. Now I'll translate this message by Google. Can you say me if it will be a good translation?

Em seu site há muitas e boas fotos. Vocês escolheram para youe blog procurando um bom perfil.
betty era a morte. Ela era um ícone da beleza af; hoje podemos encontrá tou muita carne nua nas ruas em redor, mas não há mais beleza ou classe ...
veja mais tarde ...

Também é o meu Inglês ruim, mas o importante é que você pode undestand o significado. Eu faço a ajuda de um tradutor do google. Nós estamos todos os idiomas. Agora eu vou traduzir a mensagem do Google. Pode dizer-me se será uma boa tradução?

Ciao.

12:56 PM  
Blogger Demonarch said...

Sim, ficou uma boa tradução.

10:27 AM  
Blogger pierperrone said...

Good, it's a good system to communicate.
Sometimes I'll return on your site.
Bye

Bom, ele é um bom sistema de comunicação.
Às vezes eu vou voltar em seu site.
Tchau

12:17 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home