Sunday, November 02, 2008

BELA TARR




Assisti ontem "Damnation", do já mítico, mas ainda bem vivo, autor húngaro Béla Tarr. Béla Tarr é um dos gigantes do cinema mundial. Filma a preto e branco porque as cores dão uma trabalheira a danada. As personagens são "cães vadios" acossados por uma fome, um vazio, um silêncio que não se explica. Vagueiam por uma europa do leste em escombros, reflexo da desolação interior que os rói sem piedade... nós assistimos a tudo sem esperança alguma... corpos vazios cantam-se abraçando-se em bailes de sombras... não há redenção alguma, talvez só lampejos, aqui e ali, de uma normalidade impossível. Ao contrário do que possam ler, não pensem em Andrei Tarkovsky . A desolação aqui é absoluta: humana, plástica, cósmica... Segundo palavras do próprio Béla Tarr, "a única esperança é que se vejam os meus filmes". Eu arrisco-me a dizer um pouco mais: a única esperança é perceber que eventualmente pode não haver esperança alguma.
Fica a vontade de ver o mais recente filme, "Werckmeister Harmonies", e sobretudo o sonho de um dia poder ver o aparentemente épico e diabólico "Satántango", "pequeno" filme de sete horas e meia.

1 Comments:

Blogger Haertel said...

Pois então não sonhe mais... vejo que o post é de 2008, mas" se ainda tiver interesse em ver "Werckmeister Harmonies" " Satántango"
"O Homem De Londres" com legenda em pt, entra em contato por e-mail que te passo o link.
Quando vi que vc não tinha visto esses filmes, pensei pq não disponibilizá-los? Afinal Béla Tarr, vale a pena!!!:D

10:07 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home