Sunday, June 14, 2009

NOTES ON CAMP


CAT-WOMEN OF THE MOON - Arthur Hilton (1953) Na linha de filmes exóticos rodados em profusao nos estúdios B hollywoodianos (Republic, Monogram, et al), esta pérola low budget ambientada em um planeta cujo oxigênio se esvai deixando somente uma raça de ferozes mulheres, ávidas pela manutençao do seu habitat tem de tudo que generaliza o camp no famoso estudo de Susan Sontag: filmagem em 3D sobre películas encardidas, dancinhas burlescas, péssima ediçao de imagens repleta de cortes de continuidade, aranhas de papelao, pin ups vestidas com roupas S&M negras e penteados retro-futuristas. Em suma, kitsch até a medula.






PROMISES, PROMISES - Jonathab Donovan (1963) A trama confusa deste nudie cutie levou os produtores e a própria Jayne Mansfield a tirar a roupa em poucas e indiferentes cenas. Whatever, umas grandes gags, como os três personagens principais num navio e diálogos selecionadamente absurdos mantém, ainda, o frescor da película.




FASTER PUSSYCAT KILL KILL - Russ Meyers (1965) Burlesco sexploitation estrelando Tura Satana e uma gangue de mulheres peitudas sedentas de sexo, porradas e malandragens. A luta de karatê entre Satana e um corredor de hot rods no meio do deserto é essencial para a compreensao dos caminhos do cinema independente americano.


ATTACK OF 50 FOOT WOMAN - Nathan Juran (1958) Extravagante filme proto feminista com Allison Hayes crescendo monumentalmente, após contato alienígena, enquanto sua roupa encolhe - para a alegria dos marmanjos. Farta distribuiçao de sarrafadas em cima do ex-chefe, policiais, colegas carolas, rivais feminas e citadinos provincianos.


LA MUJER MURCIELAGO - René Cardona (1968) - Inversossímel Trash-flick-camp mexicano, no qual milionária, praticante de 'luta livre', enfrenta 'homem-peixe' criado por cientista louco. Quando o problema se torna 'mundial', o filme dispara diálogos alucinados, gadgets sem o menor sentido, melô sexista, ajudinhas caninas e as piores perseguiçoes de carros já vistas. Perola kitsch imperdível para arqueólogos e aficcionados.


COBRA WOMAN - Robert Siodmak (1944) - Mulher é raptada por sua irma, Naja, a mulher cobra, e mantida cativa em uma ilha exótica cercada de adoradores. Um dos filmes preferidos de John Waters.